10ª Semana de Integração Acadêmica da UFRJ/SIAC – 21 a 27 de outubro de 2019

Relevância científica e educacional da Coleção de Macrofósseis da Universidade Federal do Rio de Janeiro.

RESUMO

Este estudo analisa o histórico de formação e as práticas de gestão para a salvaguarda da Coleção de Macrofósseis do Departamento de Geologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Trata-se de um acervo de aproximadamente 35.000 exemplares de fósseis, resultado das pesquisas da instituição. A coleção possibilita a análise comparativa de distintos intervalos temporais e de áreas geográficas, possibilitando a análise de bacias sedimentares e prospecção de recursos de interesse econômico. É uma das mais importantes coleções científicas do Brasil, destinada à qualificação de profissionais para atividades de pesquisa em bioestratigrafia, paleoecologia e análise paleoambiental. Os fósseis, considerados patrimônio da União, são analisados no contexto de uma coleção científica musealizada integrante de uma instituição universitária. A relevância das coleções paleontológicas como o registro da memória da Terra demanda procedimentos curadoriais específicos para a preservação deste patrimônio geológico ex-situ.