A Casa da Pedra é uma importante iniciativa que contribui para a preservação do patrimônio cultural e a promoção da educação na região de Santana do Cariri, no estado do Ceará.Criada por meio de um acordo de cooperação entre a UFRJ e a Prefeitura Municipal de Santana do Cariri em setembro de 2014, o projeto intitulado Centro de Referência Casa de Pedra – CDP tem como finalidade fomentar o ensino e a pesquisa nas áreas de paleontologia, geologia e outras áreas afins. Possui o apoio do CNPq, Faperj e Associação Brasileira dos Geólogos do Petróleo (ABGP).
Além disso, a Casa da Pedra possibilita a consolidação de um programa de “educação pela pedra”, que já é uma realidade para a UFRJ – IGEO no Cariri cearense. Através desse programa, busca-se conhecer e proteger a diversidade geológica, bem como incentivar o resgate da cidadania nos jovens.
A importância do trabalho de campo na formação dos alunos é outro aspecto valorizado pela Casa da Pedra, que incentiva o discernimento crítico na obtenção dos dados procurados, a percepção da relevância do trabalho em grupo, o entendimento dos fenômenos e da magnitude dos eventos naturais e a construção de uma cidadania crítica.
A Casa da Pedra também apoia ações que permitam aos alunos perceber a relevância dos recursos hídricos e uso histórico dos mesmos, em particular no semiárido. Através da integração de Ciência & Arte, a música tradicional do sertão, a literatura de cordel e o artesanato são utilizados como instrumentos de educação ambiental e patrimonial.
Outro objetivo é utilizar o conhecimento tradicional presente na culinária regional e no uso dos recursos naturais, em particular da geodiversidade, para analisar e entender a construção da territorialidade no Brasil. Com isso, a Casa da Pedra busca conciliar pesquisa científica, qualificação profissional e trabalho social para incentivar a geoconservação e a educação patrimonial, além de possibilitar aos alunos da UFRJ a vivência e conhecimento de um novo ambiente, distinto de sua realidade.