Hoje, 21/11/2023, às 10h da manhã, ocorreu uma palestra notável no departamento de geologia da UFRJ, ministrada pelo renomado paleontólogo Luís Azevedo Rodrigues. O tema abordado foi a fascinante interseção entre a comunicação de geociências e a inteligência artificial (AI). O evento atraiu a participação de profissionais presenciais e online, representando diversas áreas relacionadas às geociências e ao patrimônio.

Luís Azevedo Rodrigues, nascido em Aveiro em 1971, é um distinto Professor de Biologia e Geologia. Sua carreira acadêmica foi marcada por um doutorado em Paleobiologia de Dinossauros, com especialização na evolução de saurópodes, obtido na Universidade Autónoma de Madrid. O paleontólogo contribuiu significativamente para o campo durante oito anos de trabalho no Museu de História Natural, a convite de Galopim de Carvalho.

Durante sua jornada profissional, Luís estudou coleções de 18 museus ao redor do mundo, incluindo uma experiência enriquecedora em Nova Iorque, onde desempenhou funções no American Museum of Natural History. Seu trabalho de campo se estende por locais diversos, como Espanha, Patagónia Argentina e China. Atualmente, seus interesses abrangem a Comunicação e Educação de Ciência, o Turismo Científico e a preservação do Geopatrimónio.

Além de suas contribuições acadêmicas, Luís Azevedo Rodrigues é Editor da Geoscience Communication e Vice-Líder da Educação Informal no Projeto Europeu EuroScitizen, dedicado à promoção da literacia científica da evolução. Complementando sua formação, possui pós-graduação em Gestão do Património Cultural pela Nova School of Business & Economics.

Desde 2012, assume a posição de Diretor Executivo do Centro Ciência Viva de Lagos, consolidando sua liderança no cenário científico e educacional. A palestra de hoje reflete não apenas sua expertise em geociências e inteligência artificial, mas também sua vasta experiência e dedicação ao avanço da ciência e educação.