No último dia 26/05/2023, a equipe da Coleção de Macrofósseis da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) recebeu uma visita ilustre: o renomado professor doutor Giuseppe Leonardi, um italiano nascido em Veneza em 1939. Com uma vasta experiência e contribuições nas áreas de Paleontologia e Sagrada Escritura, o padre Giuseppe trouxe consigo um rico conhecimento que enriqueceu ainda mais as pesquisas científicas desenvolvidas no Brasil.

Padre Giuseppe Leonardi chegou ao Brasil em 1974, após uma notável atuação como diretor do seminário teológico dos Cavanis e assessor da Pastoral Universitária em Roma. Com um doutorado em Ciências Naturais, especializado em Paleontologia, ele defendeu uma tese sobre Paleontologia dos Vertebrados na prestigiosa Universidade La Sapienza, em Roma. Além disso, obteve um doutorado em Sagrada Escritura pelo Instituto Bíblico de Roma e Jerusalém, e também uma licenciatura em Teologia pela Universidade de Latrão.

Após naturalizar-se brasileiro em 1979, no município de Castro, padre Giuseppe Leonardi dedicou-se à educação e à pesquisa científica no Brasil. Tornou-se professor visitante na Universidade Federal do Paraná, lecionando disciplinas como Geologia Histórica, Geologia do Brasil e Paleontologia dos Vertebrados. Sua atuação estendeu-se também como professor de Geologia para Engenheiros e Metodologia Científica em outras instituições de ensino.

Como pesquisador do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), padre Giuseppe Leonardi realizou inúmeras expedições e estudos nas Geociências. Seu foco principal foi a paleontologia de vertebrados de campo, especialmente a paleoicnologia, que estuda as pegadas fósseis de vertebrados, com ênfase em dinossauros. Com trinta expedições, explorou minuciosamente a bacia do Paraná, descobrindo e explorando sítios arqueológicos no Brasil e em várias partes do mundo. Suas pesquisas também abrangeram regiões como Jacarezinho, Cianorte, Indianópolis e Cruzeiro do Oeste, no Paraná.

Atualmente, padre Giuseppe Leonardi reside em Veneza, sua cidade natal, mas mantém uma conexão frequente com o Brasil, voltando para dar continuidade às suas pesquisas científicas.