Hoje, o renomado paleontólogo argentino Luis María Chiappe, nascido em 18 de junho de 1962 em Buenos Aires, realizou uma visita especial ao Departamento de Geologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Para consultar exemplares da Coleção de Macrofósseis da UFRJ, especificamente focada em fósseis de aves.

Luis María Chiappe é amplamente reconhecido por suas contribuições significativas para a paleontologia, destacando-se por sua descoberta pioneira dos primeiros locais de nidificação de saurópodes nas áridas terras da Patagônia em 1997. Além disso, seu trabalho na origem e evolução inicial das aves mesozóicas tem sido fundamental para o entendimento da história evolutiva dessas criaturas aladas.

Atualmente, Chiappe ocupa a posição de vice-presidente de pesquisa e coleções no Museu de História Natural do Condado de Los Angeles, onde também atua como diretor do Instituto de Dinossauros do museu. Sua carreira incluiu um período como pesquisador de pós-doutorado no Museu Americano de História Natural, em Nova York, após sua imigração da Argentina.

É importante ressaltar que Chiappe desempenha um papel crucial como curador do prestigioso Dinosaur Hall do Museu de História Natural do Condado de Los Angeles e como professor adjunto na Universidade do Sul da Califórnia. Além disso, ele é um conselheiro da BBC e autor de diversos livros científicos e populares que têm contribuído para a divulgação do conhecimento paleontológico.

Sua visita ao Departamento de Geologia da UFRJ representa uma oportunidade valiosa para troca de conhecimento e pesquisa colaborativa, fortalecendo os laços entre pesquisadores e instituições internacionais na área da paleontologia e contribuindo para o enriquecimento da compreensão científica sobre a história da vida na Terra.